Segundo o site GamesBrasil, a Ubisoft, que hoje possui vários estúdios em vários países, vai abrir um aqui no Brasil também.
O estúdio fica localizado na cidade de São Paulo, próximo à Avenida Paulista, e vai ser uma grande chance pra vários profissionais de todo o país, que sempre tiveram a falta de oportunidade como um dos principais obstáculos para seguir e progredir na carreira de desenvolvimento de jogos.
Provavelmente, o estúdio brasileiro vai contratar 50 funcionários no primeiro ano de vida, sendo a grande maioria de brasileiros com oportunidades para programadores, animadores e artistas 2D e 3D, para seguir uma carreira bastante promissora fazendo parte de um dos estúdios mais avançados da atualidade, incluindo possibilidades de intercâmbios com os outros escritórios da Ubisoft no mundo.
O primeiro projeto, segundo Bertrand Chaverot - executivo que já trabalhou no escritório que cuidava do marketing da Ubisoft no Brasil entre 1999 e 2003 -, que assume a direção no comando do estúdio brasileiro, deve ser um game para o portátil DS voltado ao público feminino adolescente. Bertrand também não vê a hora de começar um game voltado para o Wii e partir para trabalhar em partes específicas de games produzidos por outros estúdios da Ubisoft - como mapas, veículos e personagens -, que podem chegar a outros consoles como PlayStation 3.
É a chance de ingressar em uma indústria bilionária e de trilhar carreira internacional (se estiver interessado em trabalhar na Ubisoft São Paulo, envie seu currículo para jobs.brazil@ubisoft.com).
Você que não tem experiência com jogos e quer tentar a carreira, aí vão dicas pra se tornar um produtor de games:
- Dedicar-se aos estudos (O Brasil tem vários cursos de especialização na área);
- Escolher sua vocação ou sua especialidade(Para quem gosta de ciências exatas, a área de programação é a ideal, enquanto que a parte artística, geralmente mais requisitada pelos estúdios, é indicada para pessoas que se dão bem com desenho e softwares gráficos.Já o game designer precisa ser multidisciplinar, pois além de ter uma visão geral do projeto, deve manter contato direto com os programadores e artistas para que o jogo saia com a mecânica e identidade visual planejadas. Elementos de narrativa, quando não trabalhados por escritores, também são de responsabilidade do designer. Outros cargos envolvem a área de testes, a qual exige muita metodologia, e sonora, que geralmente é dividida em design de som, para a criação de efeitos sonoros, e composição, para a trilha musical.);
- Tecnologia em Jogos Digitais
da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, RJ) - Design de Games
da Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo, SP) - Jogos Digitais
da UNISINOS (Porto Alegre, RS) - Graduação Tecnológica em Jogos Digitais
da PUC (Belo Horizonte, MG) - Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
FEEVALE (Novo Hamburgo, RS)
- Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro - RJ),
- Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro - RJ),
- SENAC (São Paulo - SP)
- Universidade Positivo (Curitiba - PR)
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